Sexta edição do Google I/O trouxe novidades em foto, games, mapas e música

15/05 - Durante evento, empresa revelou que já existem 900 milhões de celulares Androids ativados no mundo.

Da redação

15/05/2013 – A Google aproveitou a sexta edição de seu evento anual para desenvolvedores, o Google I/O, para apresentar uma série de novidades em produtos para usuários e programadores. A empresa revelou que já existem no mundo 900 milhões de aparelhos Android ativados, e que 48 bilhões de aplicativos para a plataforma já foram baixados até hoje. Ao mês, são instalados 2,5 bilhões de aplicativos em tablets e celulares Android.

Para os desenvolvedores de aplicativos Android, a companhia acrescentou recurso que permite realizar testes com parte dos usuários do app. O recurso permite que o desenvolvedor escolha uma porcentagem dos usuários que deverão receber a atualização do software, antes de publicar oficialmente a atualização universal.

A companhia anunciou também o Android Studio, uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos que substitui completamente o predecessor Eclipse. O Studio tem recursos de comunicação instantânea, facilitando a comunicação entre equipes.

Os criadores de games no Android ganharam um novo conjunto de APIs, que permitirá a qualquer jogo salvar o progresso do jogador na nuvem. O jogador poderá continuar o jogo em outro aparelho Android, do ponto em que parou. Os rankings dos jogos serão associados ao Google+, permitindo aos usuários criarem rankings entre seus Círculos de amizades.

A empresa revelou também que seus servidores enviam 17 bilhões de mensagens PUSH (para dispositivos móveis) por dia, equivalente a 200 mil por segundo. Revelou, ainda, que lançará em 26 de junho, nos EUA, uma versão do smartphone Galaxy S4, fabricado pela Samsung, com uma versão original e não modificada do Android 4.2 por 649 dólares.

Também foi lançada uma loja de aplicativos voltados exclusivamente para o setor de educação, a Google Play for Education. Os aplicativos serão selecionados com foco nas crianças, separados por idade e gênero. Quem comprar um aplicativo ali, poderá escolher pela instalação em múltiplos dispositivos Android. Haverá livros e vídeos educativos publicados no Youtube.

Os usuários da redes social da empresa, a Google+, também foram contemplados. Foi anunciado o recurso Auto Awesome, que combina fotos originando novas imagens ou GIFs. Será capaz até de produzir panoramas com imagens simples. Além disso, os usuários terão 15 GB de espaço de armazenamento para fotos. O recurso Auto Highlight é capaz de escolher, entre diversas fotos semelhantes, a melhor, e o Auto Enhance tratará a imagem com passos simples de edição.

Os Hangouts também foram modificados. Agora, o serviço de comunicação instantânea por vídeo virou um aplicativo para celulares Android, iOS (iPhone) e Chrome. O aplicativo deve substituir o Gtalk, e permitirá realizar conversar individuais ou em grupo.

Na área de mapas, a empresa revelou que 1 milhão de sites usam o Google Maps. Mostrou rapidamente um novo aplicativo feito para o iPad, com um novo motor de sugestões de locais próximos do usuário. Também terá informações sobre tráfego, como acidentes, blitz etc. Nos computadores, o novo Maps teve interface redesenhada e reconhecerá o usuário, trazendo informações de acordo com seus hábitos, como faz o Google Now, aplicativo já presente em smartphones. 

A empresa também anunciou sua entrada no mercado de streaming de música. A Google Play Music All Access será um serviço por assinatura, a 9,90 dólares por mês (disponível nos Estados Unidos por enquanto), capaz de reconhecer os gostos dos usuários.