// siga isso
Comentários da editora Áurea Lopes
ARede nº 98 – maio/junho de 2014
Temas importantes para garantir o acesso democrático às TICs e uma internet livre entram e saem do noticiário, aparecem e somem nas timelines, sobem e descem nos trending topics. A gente precisa ficar atento. Seguir e compartilhar!
Piratas na cola das teles
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu conselhos de usuários, que já existiam nas operadoras fixas, para as celulares, para as concessionárias de acesso a internet, para as TVs por assinatura, e empresas de Serviço Móvel Especializado com mais de um milhão de clientes. Esses conselhos, regionais, são espaços de participação social formados por até seis clientes e seis integrantes de organizações de defesa do consumidor. Conselhos de empresas de seis estados brasileiros vão ser observados muuuuuito atentamente pelas lunetas de nada menos que nove piratas! do Partido Pirata do Brasil.
Internet sob ameaça no México
Uma das bolas da vez no ataque à liberdade de expressão na internet é o México. A título de reequilibrar a relação de forças entre as corporações e as pequenas empresas, a proposta de reforma da lei de comunicações, feita pelo presidente Enrique Peña Nieto, dá poder ao Executivo para censurar e bloquear os sinais “quando exista urgência, atendendo ao interesse social e a ordem pública” e ameaça a independência do Instituto Federal de Telecomunicações. O povo, lá, está nas ruas. Nas redes sociais, é hora de reforçar a visibilidade e a pressão.
Dilma, chama o Snowden!
Durante debate na Arena Netmundial, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo brasileiro não tomou a iniciativa de considerar a possibilidade de asilo a Edward Snowden porque não recebeu, até o momento, um pedido formal do ex-funcionário da CIA que revelou o esquema de bisbilhotagem dos Estados Unidos. O ministro, porém, admitiu que o país pode se antecipar. E foi além. Carvalho admitiu que está em tempo de fazer um debate com a presidente Dilma Rousseff e demais ministros e se comprometeu a “realizar essa discussão no âmbito do governo”. Quando será que começa? A campanha pelo asilo a Snowden no Brasil continua no ciberespaço.
Gás nos CRCs
O Ministério das Comunicações está reformulando o projeto Computadores para Inclusão, de recondicionamento de máquinas. Agora, a gestão deve ser compartilhada com os ministérios do Meio Ambiente, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia. Com tantos esforços, só pode melhorar… esperamos.
Faça o seu comentário sobre o meu comentário. Ou sobre outro assunto – www.arede.inf.br | aurea@arede.inf.br