Lançado sistema de apoio à gestão de telecentros

A rede Casa Brasil, juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lançou hoje o primeiro módulo do Rede Brasil Digital - Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros.

4/8/2009 – O Rede Brasil Digital, lançado hoje em Brasília, é uma iniciativa que pretende congregar informações sobre os espaços de inclusão digital e suas comunidades, além de oferecer benefícios aos usuários dos telecentros. A proposta é formar uma base de dados central, com informações de diversas iniciativas de inclusão digital, a fim de gerar insumos para a aplicação de políticas de governo.

Além de um kit de ferramentas para a administração dos telecentros, o Rede Brasil Digital fornecerá às coordenações de projetos de inclusão digital um painel com informações necessárias para tomadas de decisões. Os dados serão apresentados em forma de relatórios e gráficos, com georeferenciamento. Assim, haverá um mecanismo de acompanhamento e monitoramento dos benefícios à população e das variáveis que dificultam o bom funcionamento dos telecentros no Brasil.

O primeiro módulo é o cadastro de usuários, com informações sobre as pessoas beneficiadas pelos projetos de inclusão digital: quantidade de cadastrados, quantidade de acessos e o perfil dos cidadãos que frequentam os telecentros. O sistema está hospedado na infraestrutura do Serpro, que é responsável pela segurança dos dados armazenados (RG, CPF ou certidão de nascimento). O sigilo e respeito às informações pessoais serão os mesmos aplicados aos dados da Receita Federal.

Com a adoção do sistema, os usuários poderão ter nome e senha de usuário exclusivos; personalizar a área de trabalho no telecentro em que acessam; usar qualquer telecentro no Brasil que utiliza o sistema, sem fazer um novo cadastro.