17/12/2014 – A Kantar Worldpanel divulgou, dia 16, o ComTech, estudo sobre tendências no setor de tecnologia. A pesquisa mostra que no primeiro semestre do ano o uso de tablets cresceu 41% entre as famílias brasileiras. Quase metade das classes A e B (43%) tem tablets. Na classe C, são 36%; e 20% nas classes D e E. As classes D e E representam um grande potencial de crescimento para esse mercado, uma vez que 33% da população estão concentrados nessa faixa social.
O estudo também analisou a segmentação por faixa etária. A geração Z, dos nascidos nos anos 2000, é a que mais usa tablet (44%). Logo em seguida está a Y, nascida nos anos 1990, com 28%; a geração X, dos nascidos em 1980, com 22%; e por último a BB (Baby Boomers, nascidos antes da 1980), com 7%. A maior concentração no uso de tablets fica com as mulheres (57%), contra 43% dos homens.
Segundo os entrevistados, o final do ano é o momento preferido para presentear os amigos e parentes com tablets. Segundo a pesquisa, os que mais contribuem para o crescimento da categoria são os novos consumidores. A geração Z é a que conduz o crescimento de presentes e impulsiona esse mercado. E quem mais gosta de presentear as pessoas queridas com os aparelhos são as classes mais altas. As classes A e B representam 43%, seguidas da C, com 30%, e das D e E, com 27%.
O consumidor vem procurando cada vez mais produtos com melhor custo-benefício. Os aparelhos no valor de R$ 251 a R$ 600 apresentam maior contribuição ao crescimento, com 45%. Logo em seguida, com 21%, os produtos que custam entre R$ 601 e R$ 1.000 ou até mais que R$ 1.000. E apenas 13% gastam até R$ 250 com um tablet. (Com assessoria de imprensa)