Tecnologia Cidadã, de Guarulhos, completa 1 milhão de atendimentos.

Projeto de governo digital implementado pela prefeitura oferece 740 serviços públicos via internet à população.

30/08/2011

O projeto Tecnologia Cidadã completou 1 milhão de serviços prestados à população via internet. O projeto de governo e democracia digitais foi implementado pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Grupo Giap, e está subordinado ao  Gabinete da Prefeitura de Guarulho.

“Para se ter um exemplo do sucesso do projeto Tecnologia Cidadã, cerca de 800 pessoas ficavam na fila do Fácil (postos de atendimento da Prefeitura) em janeiro do ano passado. O atendimento chegava a demorar 2 horas. Neste ano, com a modernização do sistema, as filas acabaram e cerca de 23 mil pessoas dão entrada em processos e resolvem suas questões com o município via internet”, informou Luiz Jacometti, diretor do Departamento de Informação e Telecomunicação da prefeitura, na abertura 1º Encontro de Tecnologia Cidadã, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade. “Conseguimos construir 23 portais em nove meses, disponibilizando 740 serviços na internet 24 horas por dia.”

Os cidadãos não precisam se deslocar até a Prefeitura para obter alvarás,licenças e segundas vias de impostos. Eles podem acessar todos esses serviços de suas próprias casas ou locais de trabalho, além da disponibilização dos mesmos nas dez Telecidadanias (espaços dotados de computadores e acesso à internet) instalados pela Prefeitura.

Entre os trabalhos apresentados no encontro, destacaram-se a implantação de rede corporativa de atendimento – que garante a gestão integrada online de todos os hardwares e softwares da Prefeitura – e o SDU Online (Portal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano), que permite às empresas e profissionais emitirem licenças de publicidade e funcionamento, além de alvarás de construção, entre outros serviços. (Da redação, com informações da assessoria de imprensa)

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