Tecnologia para estimular estudantes a fazer trabalho de conclusão de curso

21/08 – Secretaria municipal de Educação de São Paulo recorre a materiais e ferramentas digitais para impulsionar o recém-criado Plano de Navegação do Autor-Aluno.

Da Redação

21/08/2014 – Os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de São Paulo precisarão desenvolver, pela primeira vez, um Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). Para dar apoio a essa inovação, a Secretaria municipal de Educação lançou o Plano de Navegação do Autor-Aluno. A obrigatoriedade da realização do TCA foi estabelecida, em 2013, pelo Programa Mais Educação São Paulo, que promoveu, entre outras mudanças, a reorganização do ensino fundamental em três ciclos – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º anos), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º anos) e Ciclo Autoral (7º ao 9º anos).

O Plano de Navegação do Autor-Aluno fornece aos alunos orientações para a construção de um projeto de intervenção social e um roteiro de navegação durante o desenvolvimento do TCA. O TCA é um trabalho que começa no 7º ano, por meio de pesquisas que levem os alunos a perceber os desafios locais ou globais que mais os incomodam. A partir dessa constatação, é definido um tema de trabalho e um projeto para enfrentar esses desafios. No final do 9º ano, o TCA deve ser concluído e apresentado.

A apresentação do TCA pode ser feita por meio de diversas modalidades – criação de site, blog, documentário, programa de rádio ou produção de uma revista ou jornal. Por isso, o Plano de Navegação também traz o Manual de Reportagem Imprensa Jovem. Elaborado por Carlos Alberto Mendes de Lima, idealizador do projeto Imprensa Jovem, em 2005, o manual orienta os alunos no caminho da produção de programas de rádio, textos, vídeorreportagem e entrevistas.

O Plano de Navegação do Autor-Aluno, por enquanto, terá apenas a versão digital.

Além do Plano de Navegação do Autor-Aluno, os estudantes contarão com mais uma ferramenta no processo de produção do TCA. Deve ir ao ar, a partir de outubro, o portal Tá na Rede, onde poderão publicar e compartilhar seus projetos. (Com asessoria de imprensa)