22/07/2011
Do Tele.Síntese
A Telebrás firmou parceria nesta quarta-feira (21) com o governo do Rio Grande do Sul para ampliar a cobertura do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) no estado. O objetivo é viabilizar o compartilhamento da infraestrutura da estatal e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEE), além do desenvolvimento de projetos e estudos conjuntos.
Com isso, o PNBL vai poder chegar a áreas não cobertas pela rede de transmissão de energia elétrica da Eletrosul como é o caso da região central e sul do estado. A Eletrosul é a empresa do Sistema Eletrobras que cedeu, por meio de contrato, o direito de passagem de suas fibras ópticas à Telebrás para o atendimento da Região Sul do país.
O termo de cooperação foi assinado pelo governador Tarso Genro, e pelos presidentes da estatal, Caio Bonilha, e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sérgio Souza Dias. “A nossa ideia é que até meados do segundo semestre deste ano a gente já tenha conexão ligando Porto Alegre a Rio Grande e Porto Alegre a Uruguaiana”, disse o presidente da CEEE. O presidente da Telebrás, Caio Bonilha, ressaltou que o acesso ao consumidor final será feito por provedores de internet.
Norte
Na última semana também foi firmada uma cooperação com a Eletronorte que possibilitará que a rede da Telebrás chegue mais rapidamente e ainda este ano a estados como Maranhão, Pará, Amapá, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Com isso, ambas as empresas vão trocar capacidade de rede para otimizar a infraestrutura de telecomunicações.
{jcomments on}