Telebras sugere parceria com provedores locais para atender prefeituras

04/07 - A ideia é que os provedores regionais atendam municípios na segunda etapa do programa Cidades Digitais nos municípios onde a rede da estatal não chega.

Do Wireless Mundi

04/07/2013 – A Telebras levou ao Ministério das Comunicações uma proposta para envolver os provedores locais na segunda etapa do programa Cidades Digitais, que será lançado em 2014. “Nos locais onde a rede da Telebras não chega e os estudos de viabilidade técnica mostrem que há dificuldades para a expansão da rede, a ideia é fazer uma parceria com os provedores locais. Se já existe o provedor na cidade, se ele tem interesse em atender a prefeitura e interesse em ser cliente da Telebras, juntamos esses interesses”, afirmou Luiz Nelson Fernandes Vergueiro, gerente comercial do PNBL da Telebras, que participou ontem do Encontro Provedores Regionais, realizado em Belo Horizonte e promovido pela Bit Social.

Os termos para a parceria estão sendo estudados pela diretoria de infraestrutura do Minicom, segundo ele. A segunda etapa do programa Cidades Digitais foi incluída pelo governo no PAC, com recursos previstos de R$ 100 milhões para o programa. O edital para a inscrição dos municípios interessados foi lançado em fevereiro deste ano e, no total, 1.901 municípios enviaram suas propostas, que estão na fase de avaliação. Um dos critérios é que os municípios tenham menos de 50 mil habitantes.

No ano passado, a primeira chamada do Cidades Digitais selecionou 80 municípios, que devem ter a infraestrutura de redes instalada até agosto deste ano. A rede da Telebras não chega a todos esses municípios e, em alguns casos a prefeitura tem investido em rede para viabilizar o programa. É o caso da cidade de Rio Acima, onde a prefeitura está construindo um anel óptico. “A grande dificuldade é a última milha”, apontou Silvana Veloso, da Prefeitura de Rio Acima. “Pagamos hoje R$ 1.400 pelo link de internet”, queixou-se.

De acordo com Vergueiro, a proposta de uma PPP com os provedores regionais pode ser a solução para evitar que os municípios do programa tenham como única opção o link da concessionária local, normalmente com preços elevados. A primeira parceria nesses moldes foi feita entre Telebras e provedor local para atender Conceição do Araguaia, no Pará.

O Encontro Provedores Regionais de Belo Horizonte reuniu mais de 80 provedores de acesso à internet e serviços de telecomunicações de 38 cidades mineiras de diferentes regiões do Estado. Patrocinado pelo BNDES, Sebrae e Padtec, o seminário, o segundo de uma série de quatro, contra ainda com o apoio da Furukawa e o apoio institucional da Abrint e da Telebras.