TelecentrosBR: licitação de equipamentos está parada.

Governo acredita que em quatro meses - 30 dias para a apresentação de propostas de entidades e outros 90 dias para a seleção delas - a pendência estará superada.

25/02/2010 – O site Convergência Digital publicou uma matéria sobre o programa TelecentrosBR e observou que a licitação para a compra dos equipamentos, a ser realizada pelo Ministério das Comunicações, está parada por conta de um recurso da Positivo Informática ao Tribunal de Contas da União:

” … o Ministério das Comunicações licitou a compra de 15 mil kits de computadores e acessórios, sendo vencedora a Digibrás, pelo preço de R$ 191 milhões. Mas o processo parou por conta de um recurso da Positivo Informática ao TCU – perdedora, a empresa alega que a Digibrás descumpriu três pontos do edital.

A ação no TCU é do fim do ano passado e está nas mãos do ministro José Jorge de Vasconcelos. Para sorte do governo, o gabinete do ministro avisa que deve ser apresentado um parecer sobre esse processo já na próxima semana. A expectativa do governo é de que o voto do relator seja contrário ao recurso da Positivo para que as compras sejam retomadas.

O governo acredita que em quatro meses – 30 dias para a apresentação de propostas de entidades e outros 90 dias para a seleção delas – qualquer pendência relativa aos equipamentos estará superada, o que permitiria manter o plano de começar ainda este ano a instalação de três mil novos telecentros. Nas contas da coordenação do programa, há cerca de 6,5 mil já em funcionamento.

Resta, no entanto, que o Minicom resolva uma segunda pendência em sua parte do programa. É que a licitação para a compra do mobiliário também se transformou em dificuldade. Houve fraude na licitação, que foi cancelada. Aguarda-se a publicação de um novo edital.” Veja a matéria inteira aqui.