03/10/2013 – O município de Pau D’Arco, no Tocantins, é um dos novos beneficiados com um telecentro instalado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a prefeitura local. No dia 13 de setembro, a cidade, localizada no noroeste do estado, inaugurou o espaço com 11 máquinas doadas pela empresa.
O telecentro vai atender aos cerca de 4.500 habitantes do município, que se localiza a 422 quilômetros da capital do Estado, Palmas. A proposta é promover ações de inclusão digital, como incentivar a realização de cursos a distância gratuitos oferecidos pelo Serpro e ofertar o acesso a serviços de governo eletrônico aos moradores da região, entre eles estudantes e pessoas da terceira idade.
O assessor da diretoria do Serpro, Max Morais, salienta que esta é apenas uma de outras unidades a serem implantadas no Tocantins: “Serão instalados mais 5 telecentros. Ainda neste mês, localidades como Tocantínia e Pedro Afonso recebem os telecentros”, destaca Max.
A iniciativa faz parte do Programa Serpro de Inclusão Digital (Psid). Cerca de 5 mil computadores já foram fornecidos para a instalação de mais de 470 telecentros por todo o Brasil e também no exterior. (Assessoria de imprensa)