UFPR aumenta pontuação de docentes que usam Recursos Educacionais Abertos

03/06 - Atividades e produções acadêmicas com REA terão 25% de acréscimo para fins de promoção e progressão em carreira do magistério.

Da redação

03/06/2014 – Responsável por estabelecer os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão acaba de aprovar uma resolução (10/14 – CEPE) que prevê o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como Recursos Educacionais Abertos (REA).

A iniciativa faz parte da Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. A agenda recomenda cinco diretrizes estratégicas para ampliar o acesso ao conhecimento no ensino superior. Uma é “a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional”.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR, por meio da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância, também está implementando o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos – REA Praná, que tem por objetivo “disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de REAs e torná-los disponíveis para todos na web. O Programa é coordenado pelos professores doutores Marineli J. Meier (UFPR) e Henrique O. da Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UFTPR) agrega inúmeros docentes das duas instituições .