Da ONU Brasil
01/03/2012 – O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, pediu aos governos nacionais que diminuam ou suspendam os impostos incidentes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para facilitar o acesso das pessoas às novas tecnologias. “As TICs têm grande capacidade para estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento social”, justificou.
Apesar de alguns países reconhecerem a necessidade de diminuir tributos sobre as TICs, Touré afirma que muitos tentam cobrar os impostos para aproveitar o momento de grande desenvolvimento do setor de tecnologia.
O secretário-geral da UIT afirmou que a próxima Conferência Mundial para Telecomunicações Internacionais (WCIT-12), a ser realizada entre 3 e 14 de dezembro, em Dubai (Emirados Árabes) irá focar as discussões na renovação das Regulações Internacionais de Telecomunicações, tratado atualizado pela última vez em 1988.
“Em 1988, as telecomunicações eram sustentadas por três pilares: tempo, distância e localização. Hoje, eles tornaram-se quase inteiramente irrelevantes em termos de serviços de telecomunicações globais. Precisamos ter certeza que temos a estrutura adequada para acompanhar a revolução da banda larga que vai definir a próxima década” explicou Touré.
{jcomments on}