Unesp promove 1ª Formação de Equipe do Programa Redefor

17/01 - Encontro debateu a plataforma Moodle, produção de conteúdos para aula e direitos autorais no ensino a distância.

Soraia Marino,

Da Agência Unesp

17/01/2014 – Em mais uma ação que visou compartilhar e debater o conhecimento e estruturas possíveis para um curso na modalidade a distância, o Núcleo de Ensino a Distância (NEad) da Unesp promoveu a 1ª Formação de Equipe do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) para os cursos de especialização semipresencial em Educação Especial e Inclusiva.

O encontro buscou fornecer parâmetros para os professores autores, especialistas e equipe multidisciplinar sobre as possibilidades construtivas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, conteúdos textuais e audiovisuais, construção e desenvolvimento das disciplinas; direitos autorais; materiais gráficos e o trabalho de cada profissional envolvido na construção de um curso dessa modalidade. Para isso, foram realizadas palestras, oficinas e demonstrações.

A abertura da Formação contou com a presença da professora Lourdes Aparecida M. S. Pinto, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (Propg). Ela afirmou que o oferecimento de cursos de formação nessas áreas é um passo muito importante dado pela Universidade. “Quanto mais envolvidos estivermos na formação de professores, mais estaremos desempenhando nosso papel na sociedade. A realização dessas formações e cursos é uma forma de devolver o conhecimento aqui produzido a todos.”

O coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, também destacou a importância da iniciativa e o esforço da Unesp para possibilitar a formação continuada de educadores, em áreas do conhecimento como essa, que precisam ser debatidas com toda a sociedade.

Em seguida, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora acadêmica do programa Redefor na Unesp, destacou o organograma de toda a equipe e o fluxo de atividades de planejamento, produção e implementação das disciplinas. Apresentou, ainda, informações sobre os relatórios trimestrais que devem ser feitos por todos os profissionais com tópicos como a descrição dos problemas e os desafios enfrentados e as estratégias adotadas para superação dos mesmos.

A coordenadora das especializações em Educação Especial, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, falou sobre os objetivos, atividades e etapas que irão compor os cursos das áreas de Deficiência Visual, Física, Auditiva, Intelectual; Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Para ela, “oferecer formação continuada e em serviço para professores de classe comum do ensino fundamental e médio e, também aos gestores para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, pode promover o desenvolvimento do aluno da educação especial no contexto escolar e, dessa forma, garantir uma educação inclusiva”.

Quem também conversou com os participantes da formação foi Renata Portela Rinaldi, que coordena a Especialização em Educação Especial na  Perspectiva da Educação Inclusiva. Ela apresentou o público alvo, o cronograma de execução e a estrutura curricular do curso. Fez, ainda, uma breve apresentação sobre seu trabalho e experiência na área, bem como dos especialistas envolvidos e a Designer Educacional,  que acompanham e auxiliam os professores autores no desenvolvimento dos conteúdos.

Segundo ela, todas as especializações irão utilizar a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, com a qual a equipe possa contribuir para o “pensar uma disciplina” que favoreça a formação docente em contexto e no local de trabalho, a inclusão do estudante da Educação Especial e o trabalho coletivo e colaborativo entre todos.

A última atividade do primeiro dia de Formação foi realizada pelas Designers Educacionais (DE) Cícera Malheiro, Paula Melques e Soellyn Bataliotti,  que apresentaram os instrumentos de trabalho entre professor autor e DE (Resumo e Matriz), expuseram o fluxo de trabalho de toda equipe e exemplificaram modelos de atividades possíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O objetivo foi possibilitar a compreensão do papel de cada membro da equipe, conscientizar sobre prazos e instrumentos e que poderão ser utilizados no processo de construção de uma disciplina.

No dia seguinte, o cronograma de trabalho foi iniciado pela equipe de produção de materiais digitais e textuais, que elaborou orientações para auxiliar docentes e especialistas no processo de produção de materiais didáticos. Para isso, os profissionais Antonio Netto Junior, Gabriela Alias e Luciano Malheiro abordaram temas como ortografia e gramática; normalização; estrutura de texto; ilustrações; Direitos Autorais; linguagem e estilo de texto.

Segundo eles, “os requisitos de elaboração de materiais didáticos visam assegurar a agilidade na produção; minimizar a ocorrência de erros; garantir a acessibilidade do material didático; e contemplar às especificidades didáticas na modalidade de Educação a Distância”.

Na sequência, a equipe de audiovisual e design apresentou  as possibilidades no trabalho com o vídeo como um recurso didático e complementar aos conteúdos textuais e atividades. Os produtores e editores de vídeo, Rodolfo Jaquetto e Roberto Rodrigues, mostraram para a equipe de professores autores e especialistas os estilos de filmagem que podem ser utilizados e o tempo necessário para a produção de cada uma. São elas: apresentações de disciplina; debates; entrevistas em estúdio; videorreportagens; tutoriais etc.

Outras soluções que podem ser utilizados tanto em vídeos como em atividades são animações e jogos educacionais em 3D. Exemplos de como funcionam e do que pode ser feito foram explicados pelos profissionais Ariel Tadami Siena Hirata e Marcos Aurélio Casson.

Para finalizar a formação, a web designer Fabiana Rodrigues e o analista de sistemas Erik Rafael Alves Ferreira fizeram uma apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, na qual mostraram como funcionam e qual o papel de cada recurso como as ferramentas Fórum, chat, editar perfil, além do design do ambiente, totalmente reformulado para os novos cursos e acessível para os cursistas que possuem alguma deficiência. Além disso, apresentaram a Sala Virtual da Unesp como um meio de comunicação para reuniões de equipe e até mesmo para o desenvolvimento de atividades no decorrer das sete especializações.

Para a coordenadora Elisa, a formação da equipe é essencial quando se planeja a construção e oferecimentos de cursos a distância. “É de suma importância formar as pessoas que irão conceber o curso (especialistas, autores, equipe pedagógica e técnica), uma vez que eles necessitam saber qual é o plano e configuração do curso elaborados por uma equipe idealizadora”.

Confira as fotos da 1ª Formação de Equipe aqui.
REDEFOR
O programa Rede São Paulo de Formação Docente é um convênio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo com a Unesp, que desenvolve os cursos de especialização em parceria com a Pró-Reitoria de Pós Graduação da Unesp (Propg), a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) e a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).
Soraia Marino NEaD/Unesp