Da redação, com assessoria de imprensa
25/04/2014 – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugura nesta quarta-feira (26) o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto. O parque irá reunir empresas que desenvolvam tecnologia, em especial na área de saúde.
A iniciativa surgiu de parceria entre a Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde, USP, prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do estado. “Essa parceria cria um ambiente facilitador para a integração entre os centros de pesquisas cientificas e o setor produtivo, proporcionando maior eficiência na criação e transformação do conhecimento em riqueza”, afirma Adilton Carneiro, diretor-presidente da Fipase.
A Fipase será a gestora. O parque terá a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia e o Centro de Negócios. Deve atrair empresas que realizem pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas áreas do Complexo Industrial da Saúde (CIS), biotecnologia, tecnologia da informação e bioenergia.
Com área de aproximadamente 300 mil metros quadrados, o parque está localizado no campus da USP Ribeirão Preto e é o primeiro parque tecnológico com parceria da Universidade credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.
Também vai funcionar ali, ainda sem previsão de início, uma aceleradora de novas emrpesas inovadoras. “A ideia é que o Parque seja um ambiente de convivência e sinergia entre universidade, o poder público e empresas que realizem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Parque.
Além da incubadora, do centro de tecnologia e do centro de negócios, já em operação, o Supera Parque deve abrigar centros de formação de mão de obra, empresas inovadoras e outros laboratórios de serviços tecnológicos.