Veduca lança comunidade de legendagem colaborativa

18/09 - Voluntários trabalham por meio de plataforma online para ajudar a traduzir conteúdo de videoaulas de universidades estrangeiras para o português.

Da redação

18/09/2013 – O Veduca (www.veduca.com.br) lançou nesta semana sua comunidade de legendagem colaborativa na plataforma online Amara.org. Com o projeto, qualquer pessoa pode contribuir como voluntária e ajudar traduzir conteúdo das mais de 5 mil videoaulas das melhores universidades do mundo, como Stanford, Yale, MIT, Harvard, entre outras.

Desde que o Veduca foi ao ar, em março de 2012, muitas pessoas mandavam e-mails, prontificando-se a ajudar na tradução das aulas. O número de voluntários foi crescendo. As primeiras legendas, resultado de projeto-piloto na plataforma, são dos cursos Introdução à Filosofia, de Oxford e de Yale, e de Física II, do MIT.

“Há muito trabalho a ser feito e estamos muito felizes com a incrível rede de colaboradores que estamos construindo para nos ajudar a concretizar nosso propósito”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca. “No Brasil, a popularização dos cursos online das melhores universidades estrangeiras ainda encontra muitas barreiras por causa do idioma. Apenas 2% dos brasileiros falam inglês fluentemente, por exemplo. Nosso objetivo é ampliar o acesso a esse conteúdo”, diz.

Qualquer pessoa que queria ajudar pode criar um usuário na Amara.org e se inscrever no time do Veduca na página www.amara.org/teams/veduca. Os requisitos são: fluência na língua inglesa, excelente português e conhecimentos de gramática para ajudar na tradução, na revisão das traduções e também na legendagem de vídeos originalmente em português, das universidades brasileiras. Não é necessário ter experiência com tradução e legendagem, nem formação na área. Atualmente, videoaulas de 37 cursos de temas de diversas áreas de conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas) estão disponíveis para legendagem na página do time.

“O Veduca já faz um trabalho sensacional para levar os melhores cursos on-line do mundo para o grande público no Brasil. Construir uma comunidade aberta de tradutores voluntários vai permitir que todos que acreditam no propósito do Veduca consigam contribuir para melhorar a educação no país”, diz Aleli Alcala, diretora do Amara. “Nós do Amara.org estamos honrados em poder ajudar o Veduca a perseguir seus objetivos.”

Em sua fase piloto, o projeto contou com a ajuda da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp) para gerenciar a comunidade e organizar as tarefas dos voluntários. ” A participação da Fejesp no projeto piloto do Veduca foi de grande aprendizado, pois os envolvidos puderam ter uma experiência de liderança, como responsáveis por orientar e motivar as equipes de voluntários a cumprir as metas de legendagem”, diz Sullyen Almeida, diretora de Desenvolvimento da Fejesp.