Vencedores do Todos@Web recebem prêmio amanhã

Iniciativa do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), por meio do W3C Brasil, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web contempla pessoas, organizações e projetos que oferecem contribuições significativas em favor do acesso de pessoas com deficiências à web.

13/06/2012 – Lançado em dezembro de 2011, o Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web -, chega a sua fase final. No próximo dia 14/06 serão conhecidos os vencedores entre os 22 projetos finalistas. A cerimônia de premiação e encerramento acontecerá em São Paulo no Memorial da Inclusão.

O Prêmio é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), por meio do W3C Brasil, com o apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), com a Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi) e com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente. A premiação buscou contemplar pessoas, organizações e projetos que oferecem contribuições significativas em favor do acesso de pessoas com deficiências à Web.

Vagner Diniz, gerente do W3C, observa que ainda é muito baixo o índice de acessibilidade na web brasileira. “Apenas 2% das páginas dos sítios do País podem ser consideradas adequadas à navegação de pessoas com deficiência”, comenta com base em estudo realizado em 2010.

Os finalistas estão divididos em três categorias. Clique no nome dos projetos para mais informações:

1.    Pessoas / Personalidades / Instituições
Visa a reconhecer pessoa ou entidade que promoveu iniciativa de incentivo à acessibilidade digital:

•    Acessibilidade Digital do Governo do Estado de São Paulo por Hudson Augusto – trabalho de avaliação da acessibilidade nas páginas de todas as prefeituras paulistas.
•    Marco Antonio de Queiroz – MAQ – autor do blog “Bengala Legal” e do site “Acessibilidade Legal”, onde publica conteúdo sobre o tema.
•    Secretaria de Educação a Distância – UFSCar – projeto de Ensino à Distância acessível a pessoas com deficiência.

2.    Projetos Web
Websites que se destacam pelo uso inovador e correto dos padrões web, que apliquem as diretrizes de acessibilidade do W3C e não criem barreiras para pessoas com deficiência. Está dividida em três subcategorias:

2.1 Governo / Instituições

•    Adeva
•    Fundação Dorina Nowill para Cegos
•    Portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa
•    Portal da Prefeitura de Rio das Ostras
•    Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo

2.2 Serviços / E-commerce

•    Clareou – O Primeiro Buscador de Sites Acessíveis do Brasil!
•    Hotel Fazenda Parque dos Sonhos
•    Selur Social
•    Site Acessibilidade Virtual – Informação ao alcance de todos
•    Site Tuboar

2.3 Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs

•    Bengala Legal
•    Blog Acessibilidade Virtual – Informação ao alcance de todos
•    Cartilha de Acessibilidade – Lupa Digital
•    Projeto DIVERSA
•    Vida mais livre

3.    Tecnologias assistivas / Aplicativos
Premia os melhores aplicativos e tecnologias assistivas que permitam acesso web a pessoas com deficiência:

•    AccessibilityUtil.com, uma ferramenta de colaboração
•    Ferramenta CLAWS
•    LEBRAILLETWT
•    Uma Solução para o Auxílio à Geração de Páginas Web Acessíveis

Para Reinaldo Ferraz, coordenador geral do Prêmio Todos@Web, “essas pessoas e organizações estão fazendo a diferença em acessibilidade e a premiação é um marco no tema da Inclusão”.

Além de troféu, participação na solenidade e exposição dos trabalhos em publicação do W3C.br, os selecionados receberão prêmios em dinheiro. E, para o primeiro colocado de cada categoria haverá ainda apoio para a participação no evento internacional W4A – Web for All, durante a conferência WWW2013 , que será realizado no Rio de Janeiro.

Evento de encerramento e premiação

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da Inclusão

Agenda
19h – Recepção dos convidados
19h30 – Solenidade de premiação
21h00 – Coquetel de confraternização

Endereço:
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10
Barra Funda – São Paulo – SP – CEP.:01156-001
Estacionamento: Acesso pelo portão 15

Confirme sua presença para a cobertura do evento pelo e-mail vanessa.morais@s2publicom.com.br.

Para saber mais sobre o prêmio, os finalistas e o evento de encerramento, acesse http://premio.w3c.br.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil – o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositvo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.  (Assessoria de imprensa)