Da redação
04/12/2012 – O que Pac Man, conhecido no Brasil como Come-Come, tem em comum com Pablo Picasso, pintor espanhol mais conhecido do movimento cubista? Para os curadores do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos Estados Unidos, tudo!
Reconhecedo a importância da cultura digital, a instituição incorporou a seu acervo permanente, na última semana, 14 games criados em diferentes anos para diversas plataformas, do Atari ao PC. Além do devorador de pastilhas, a lista traz o clássico russo Tetris, o jogo de construção de cidades SimCity 2000, o simulador de vida cotidiana The Sims e até enigmático Portal.
Constam também jogos distribuídos gratuitamente na rede, como o minimalista Passage (cujo código fonte está disponível para usuários Linux) e Canabalt, criado em Flash e jogável online no site Kongregate. E isso é apenas o começo, segundo os organizadores do acervo. A intenção é incorporar à lista mais jogos de consoles clássicos, como Odissey e Nintendo.
Segundo os responsáveis, video-game é arte, e os jogos escolhidos se destacam pelo design e arquitetura. Paola Antonelli, curadora do museu, afirma em post no blog do MoMA que os critérios levados em conta foram a apuração visual e estética dos jogos, bem como a construção do código fonte e as formas de interação entre personagens e jogadores. “A aquisição permite ao museu estudar, preservar e exibir video-games como parte da coleção de Arquitetura e Design”, escreve.