W3C Brasil divulga finalistas do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

18/11 - Os projetos vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro.

Da redação, com assessoria de imprensa

18/11/2013 – O W3C – Escritório Brasil anunciou os projetos finalistas da segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web. Entre os 66 trabalhos inscritos este ano, dezenove foram selecionados e estão concorrendo a partir de agora à fase final do prêmio. As categorias são Pessoas e Instituições, Aplicativos e Tecnologias assistivas e Projetos Web, que é dividida em outras três subcategorias.

Os critérios utilizados nas duas primeiras categorias para a seleção dos finalistas foram: relevância, impacto do trabalho na promoção da acessibilidade na web, abrangência, beneficiados, resultados obtidos, acessibilidade do projeto, semântica, códigos de acordo com padrões internacionais, entre outros que constam do regulamento do Todos@Web.

Na categoria Projetos Web foi verificado o uso correto dos padrões web, código válido pelas ferramentas automáticas de validação do W3C, acessibilidade do projeto e eliminação de barreiras de acesso ao conteúdo online, dentre outros critérios baseados nas diretrizes de acessibilidade na web do W3C, as WCAG.

De acordo com Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C – Escritório Brasil, “a premiação na categoria Projetos Web visa reconhecer trabalhos que levaram em conta a acessibilidade na web, mas não atesta ou afirma que o projeto apresentado esteja totalmente acessível. O objetivo da categoria é reconhecer a iniciativa e o esforço da implementação da acessibilidade nos projetos web”.

A comissão de jurados, composta por representantes do governo Estadual, Municipal e Federal, representantes de instituições para pessoas com deficiência, como AACD e Laramara, pessoas com deficiência e especialistas em acessibilidade, usabilidade e padrões web, avaliou todos os trabalhos e selecionou os melhores de cada categoria.

O prêmio Todos@Web reconhece personalidades, organizações, aplicações, projetos e tecnologias que contribuem de forma significativa para tornar o uso da web acessível à pessoas com deficiência permanente ou temporária.

A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência proclamado pela ONU, no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo (SP). A lista com os vencedores estará disponível na mesma data, no site http://premio.w3c.br.

O 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web é uma iniciativa do W3C – Escritório Brasil, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Confira a relação de vencedores:

Categoria Pessoas / Instituições
Apoio de Aula – Repositório de Material Online por Carlos Rafael Gimenes das Neves
F123 representado por Fernando Botelho
Hudson Augusto Lima – Projeto NAVEgantes da informação
Leda Spelta
Prodepa – Cia de Processamento de Dados do Pará

Projetos Web
Novo Portal da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
PCD Legal
Portal da Casa de Oswaldo Cruz
Serviços / E-commerce

Brasilleiro – Plataforma para portais de prefeituras e câmaras de vereadores
Projeto Pró Reabilitação
Reclamações Procon
Institucionais / Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs

B.U. em Libras – Descobrindo a Biblioteca
RECO – Reconstrução Coletival
Site Modelo de Acessibilidade Virtual
Studio Pilates Potirendaba
Website do Teatro Acessível

Aplicativos e Tecnologias assistivas
Aria-check
AWMo: Acessible Web Modeler
Mouse Acessível