Miriam Aquino, do Tele.Síntese
13/12/2012 – O senador Walter Pinheiro (PT-BA) voltou de Dubai, onde está sendo realizada a Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12, na sigla em inglês), organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), irritado com a pressão promovida sobre a delegação brasileira pelos executivos do Facebook.
Segundo ele, os empresários insistiam interferir nas questões internas brasileiras, propondo, inclusive, a modificação da legislação eleitoral brasileira. A pressão seria motivada pelo fato de a atual lei alcançar também as informações postadas na internet durante o período eleitoral.
Pinheiro ficou impressionado com o perfil da delegação norte-americana, que tinha pouquíssimos representantes que entendiam de telecomunicações. Entre os mais de 100 nomes da comitiva, muitos eram representantes do departamento de defesa e do departamento de comércio norte-americanos.
Para o senador, os Estados Unidos se insurgiram, na Conferência, contra qualquer proposta sobre internet porque é o país que mais ganha com o atual modelo. “No comércio eletrônico, eles ganham na venda do produto, na logística da entrega, no acesso ao site e na receita com as telecomunicações; nós pagamos por tudo”, salienta.
Entre as propostas que a delegação brasileira conseguiu fazer incorporar nas poucas conclusões da WCIT-12 estão as sugestões, apresentadas pelo senador, de que os países deveriam incorporar sistemas globais para que o celular passasse a ser utilizado como meio de inclusão para a bancarização e promoção da saúde. A Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais termina amanhã, 14 de dezembro.