WikiMapas vai mapear o Complexo do Alemão

Projeto da Rede Jovem quer inserir, em mapa digital, comunidades excluídas nas plataformas de localização geográficas convencionais.

Por Lennon Lima

11/08/2011

Uma iniciativa coordenada pela organização não-governamental (ONG), Rede Jovem, fará um mapeamento digital de 16 subcomunidades do Complexo do Alemão. Todas as informações serão obtidas nos próprios locais e postadas na plataforma Wikimapas, de forma colaborativa. Criada em 2009 pela  ONG, a plataforma é alimentada por dados enviados via celulares com GPS e internet.

É possível inserir endereços de estabelecimentos comerciais, o que facilita a identificação de endereços, pois várias casas do complexo não têm numeração. Jovens da própria comunidade vão registrar imagens com celulares 3G fornecidos pelas empresas de telefonia Vivo e Telefônica. A estimativa é de que até dezembro a região esteja completamente mapeada.

Até agora, já foram mapeados o Complexo da Maré e as comunidades Cidade de Deus, Pavão-Pavãozinho e Santa Marta. Para colaborar com o projeto é preciso apenas se cadastrar no site da plataforma www.wikimapas.org.br

{jcomments on}